Cirurgia de estrabismo: quando é indicada?

O Estrabismo é uma patologia oftalmológica que consiste no desalinhamento dos olhos, ele é causado por uma falha nos músculos que controlam o movimento dos olhos.

Existem 4 tipos de estrabismo: esotropia – desvio dos olhos para dentro, a exotropia – desvio dos olhos para fora, hipotropia – um olho fica mais baixo do que o outro e a hipertropia – um olho fica mais alto que o outro.

Para cada tipo de estrabismo existe um ou mais tipos de tratamentos possíveis e a cirurgia só é recomendada quando outros tratamentos não apresentam resultados, no entanto, existem alguns casos específicos em que a cirurgia é indicada.

O paciente que tem estrabismo alto, por exemplo, precisa fazer a cirurgia. A intervenção cirúrgica também é recomendada quando o estrabismo é constante na infância, para evitar o desenvolvimento da cegueira estéreo.

O objetivo da cirurgia de estrabismo é ajustar o alinhamento dos olhos. Para isso, é preciso mudar a posição dos músculos. O procedimento consiste em fazer um pequeno corte na lateral do olho para tensionar ou alongar o músculo. Esse corte pode ser feito sob efeito de anestesia local ou geral, de acordo com avaliação prévia do médico.

A cirurgia deve ser realizada sempre em Centro Cirúrgico e este deve possuir toda estrutura para detectar rapidamente e tratar qualquer complicação que possa aparecer durante o procedimento. Tomando-se estes cuidados podemos dizer que se trata de um procedimento muito seguro, com baixos riscos oculares e sistêmicos.

É importante o acompanhamento médico para que seja feito o tratamento de forma correta e eficaz.