Combate ao tabagismo – Como o cigarro afeta a visão?

Fumar contribui para uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, derrame cerebral e câncer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a maior causa evitável de mortes em todo o mundo. Desse hábito decorrem doenças respiratórias, circulatórias, cardíacas e também ligadas aos olhos. Mesmo o fumo passivo pode colaborar para o surgimento de alguns problemas em relação à saúde ocular. Como a maior parte das pessoas desconhecem o potencial e tamanha probabilidade de prejudicar a visão que esse hábito tem, é muito importante a conscientização a respeito do assunto.

A fumaça liberada pelo cigarro muito comumente vai em direção aos olhos, e, repleta de componentes nocivos à saúde, esse elemento é um facilitador para que ocorram alergias na região. O tabaco também pode agir de modo a prejudicar a transparência do cristalino, que funciona como uma espécie de lente para os olhos. No longo prazo, isso pode favorecer ou mesmo acelerar o processo de opacificação dessa estrutura ocular. Em consequência disso, doenças como a catarata e DMRI podem ser potencializadas.

Os fumantes são duas vezes mais propensos a desenvolver uveíte, uma condição séria que afeta camada intermediária do olho, e tem maior risco de desenvolver retinopatia diabética, uma doença que afeta a retina. Até mesmo os não fumantes, quando se expõem a fumaça de cigarro com frequência podem ter consequências graves. Embora largar o tabagismo ajude a diminuir o risco, essas doenças podem se desenvolver mesmo muito tempo após a interrupção do hábito de fumar.

É fato científico que as substâncias presentes no cigarro são extremamente nocivas para saúde ocular do ser humano. Uma das estratégias para evitar esse cenário é parar definitivamente com o uso do cigarro e não frequentar quaisquer locais em que a fumaça está presente, principalmente os ambientes fechados. Vale lembrar que o principal cuidado preventivo é que fumantes e não fumantes devem visitar regularmente o seu oftalmologista para avaliar como está a sua saúde ocular. Detectadas no início, muitas dessas doenças podem ser tratadas com sucesso, mantendo o sentido da visão e a qualidade de vida do paciente.